Eixos temáticos serão utilizados para organizar a programação do evento e a distribuição nos espaços de apresentação dos trabalhos. Assim, na submissão do resumo indique, em espaço específico do sistema, em qual dos eixos temáticos o trabalho científico se enquadra, preferencialmente:
- Saúde e Bem-estar
- Educação de Qualidade
- Igualdade de gênero
- Trabalho decente e crescimento econômico
- Redução das desigualdades
- Ação contra a mudança global do clima
- Paz, justiça e instituições eficazes
- Parcerias e meios de implementação
O resumo do trabalho científico deverá ser submetido sob a forma expandida, nas modalidades: i) Relato de experiência; ii) Relato de pesquisa ou Revisão de literatura (Quadro 1).
Modalidades | Estrutura |
1. Relato de experiência | Título. Resumo estruturado contendo de forma contínua: caracterização do problema, descrição da experiência, resultados e recomendações. Descritores. Referências. |
2. Relato de pesquisa ou Revisão de literatura | Título. Resumo estruturado contendo de forma contínua: introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusão. Descritores. Referências. |
Quadro 1 – Modalidades e estrutura do resumo expandido.
Observações
Título: em caixa alta, conciso e informativo com até 120 caracteres com espaços; evitar o uso de abreviações.
Resumo: os resumos expandidos deverão ter de 3000 a 5000 caracteres incluindo espaços e todos os itens apontados no Quadro 1. Poderá ser submetido nos idiomas Português, Inglês ou Espanhol.
Atenção! No espaço específico do sistema de submissão disponível para a inserção dos resumos estruturados, não deverá aparecer a identificação do(s) autor(es).
Descritores: o resumo deve conter de três a cinco descritores extraídos dos Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br) ou Medical Subject Headings (MeSH) (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh).
Referências: a lista de até cinco referências deve ser apresentada, em campo próprio, separado do resumo expandido, estilo Vancouver de formatação.
Aspectos éticos: pesquisas envolvendo seres humanos deverão obrigatoriamente citar, em campo próprio, separado do resumo, o número de aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa ou Comissão de Ética para a Saúde.
Tabelas e ilustrações: não utilizar tabelas, quadros, gráficos ou figuras no resumo, pois o sistema de envio não as reconhece.
Arquivo para upload: no momento da submissão deverá ser enviado um arquivo (.PDF) via upload no sistema, com o resumo do trabalho. O arquivo deverá conter o título do trabalho, nome dos autores e instituições, texto do resumo, descritores e referências de forma contínua e de acordo com as normas já descritas, de 3000 até 5000 caracteres incluindo espaços.
Este arquivo será disponibilizado nos Anais Eletrônicos do evento.
Cada relator poderá submeter no máximo dois trabalhos.
O autor que submeteu o trabalho científico receberá um e-mail informando sobre a aprovação do trabalho.
Para apresentar o trabalho aceito, é necessário que o relator esteja inscrito no evento.
Caso o primeiro autor não possa apresentar, um dos coautores poderá fazê-lo, desde que esteja inscrito no evento.
Será priorizada a apresentação na modalidade oral e de forma síncrona.
A depender do número de trabalhos aprovados, a Comissão Científica poderá indicar a modalidade pôster eletrônico e de forma assíncrona, com esta informação divulgada com a devida antecedência.
A apresentação do trabalho científico na modalidade oral deverá ser organizada em arquivo PowerPoint, contendo a estrutura descrita na modalidade proposta (Quadro 1) e utilizando o modelo de documento (template) disponível na página do evento. Salvar arquivo como PPSX. Este deverá ser enviado via upload no sistema após a aprovação do trabalho, no período determinado pela organização do evento.
O link da sala e o horário da apresentação serão disponibilizados no site do evento.
Os trabalhos aceitos deverão ter sete minutos em apresentação oral, seguidos de três minutos para perguntas e respostas.
O relator deverá se apresentar com 15 minutos de antecedência na sala.
Os trabalhos estarão disponíveis no local da apresentação, de acordo com o arquivo enviado via upload no sistema do evento.
Na modalidade pôster eletrônico, a apresentação deverá seguir o modelo de documento (template), disponível no item publicações deste edital acima.
Os resumos expandidos serão publicados nos anais do evento.
Aos autores que desejarem submeter trabalho científico para concorrer à premiação, além da submissão do resumo através do site do evento, também deverão enviar cópia do trabalho na íntegra, contendo de 3000 a 4000 palavras (em arquivo PDF, podendo conter tabelas e/ou figuras), e acrescentando a discussão aos itens listados para o resumo expandido (Quadro 1).
Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,5.
Para a versão do trabalho na íntegra, seguir as normas Vancouver para apresentação de artigos científicos, citações e referências.
Somente concorrerão ao prêmio trabalhos apresentados no evento, na modalidade oral.
Categorias para Premiação
Trabalho com discente de graduação como primeiro autor
1º Lugar – Premiação
Ao trabalho premiado em 1º lugar, será oferecido o pagamento da taxa de submissão do artigo e aos autores a inscrição no próximo evento da Bienal.
2º Lugar – Menção Honrosa
3º Lugar – Menção Honrosa
Trabalho com enfermeiro/profissional da saúde como primeiro autor
1º Lugar – Premiação
Ao trabalho premiado em 1º lugar, será oferecido o pagamento da taxa de submissão do artigo e aos autores a inscrição no próximo evento da Bienal.
2º Lugar – Menção Honrosa
3º Lugar – Menção Honrosa
Coordenação da Comissão científica
Amelia Figueiredo – UCP
Isabel Alves – Piaget
Margarida Vieira – UCP
Neide Feijó – Piaget
Paulo Alves – UCP
Rodrigo Jensen – UNESP
Silvana Andrea Molina Lima – UNESP
Subcomissão científica de avaliação
Ana Ribas (ana.ribas@ipiaget.pt) – ESS J Piaget VNG
Armando Almeida (aalmeida@ucp.pt) – UCP
Beatriz Araújo (baraujo@ucp.pt) – UCP
Carla Pinho (caral.pinho@ipiaget.pt) – ESS J Piaget VNG
Constança Festas (cfestas@ucp.pt) – UCP
Guilherme Barbosa (g.barbosa@unesp.br) – UNESP
Isabel Rabiais (raby@ucp.pt) – UCP
Margarida Ferreira (margarida.v.ferreira@ipiaget.pt) – ESS J Piaget VNG
Maria Antonieta Carvalhaes (maria.carvalhaes@unesp.br) – UNESP
Marla Avila (marla.avila@unesp.br) – UNESP
Marli Duarte (marli.t.duarte@unesp.br) – UNESP
Milena Jamas (milena.temer@unesp.br) – UNESP
Patrícia Pontífice (patriciaps@ucp.pt) – UCP
Rubia Alencar (rubia.alencar@unesp.br) – UNESP
Silvia Bocchi (silvia.bocchi@unesp.br) – UNESP
Silvia Caldeira (scaldeira@ucp.pt) – UCP
Sílvia Fernandes (silvia.fernandes@ipiaget.pt) – ESS J Piaget VNG
Susana Regadas (susana.regadas@ipiaget.pt) – ESS J Piaget VNG
Wilza Spiri (wilza.spiri@unesp.br) – UNESP
Apoio técnico da comissão científica
Fernando de Oliveira Alcarde (fernando.alcarde@unesp.br)
Site do evento: https://bienalenfermagemunesp.com.br/