Trabalhos

06

Máximo de autores

02

Como 1º Autor/Relator*

01

Orientador por trabalho

18/09

Limite de envio

27/09

rESULTADO

*O Participante que submete o trabalho, obrigatoriamente será o Autor Principal/Relator.

Prazo para o envio de trabalhos até 18 de setembro de 2023.

Último prazo para pagamento da inscrição para autores de trabalhos científicos: 28 de setembro de 2023

No momento da submissão do resumo, o título e o(s) nome(s) do(s) autor(es) do trabalho científico deverá(ão) ser informado(s) no espaço específico do sistema de submissão para este fim, por extenso, com a(s) respectiva(s) afiliação(ões) e com indicação daquele que irá apresentar o trabalho científico.

Cabe ao autor responsável pela submissão do resumo, cadastrar os coautores na ordem de autoria desejada para certificação, respeitando os preceitos éticos de incluir coautores que contribuíram de fato com a elaboração do trabalho científico e sem excluir aqueles que dela participaram, em quaisquer de suas etapas (incluindo o(a) orientador(a)).

Eixos temáticos serão utilizados para organizar a programação do evento e a distribuição nos espaços de apresentação dos trabalhos. Assim, na submissão do resumo indique, em espaço específico do sistema, em qual dos eixos temáticos o trabalho científico se enquadra, preferencialmente:

  • Saúde e Bem-estar
  • Educação de Qualidade
  • Igualdade de gênero
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Redução das desigualdades
  • Ação contra a mudança global do clima
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

O resumo do trabalho científico deverá ser submetido sob a forma expandida, nas modalidades: i) Relato de experiência; ii) Relato de pesquisa ou Revisão de literatura (Quadro 1).

Modalidades

Estrutura

1. Relato de experiência

Título. Resumo estruturado contendo de forma contínua: caracterização do problema, descrição da experiência, resultados e recomendações. Descritores. Referências.

2. Relato de pesquisa ou Revisão de literatura

Título. Resumo estruturado contendo de forma contínua: introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusão. Descritores. Referências.

Quadro 1 – Modalidades e estrutura do resumo expandido.

Observações

Título: em caixa alta, conciso e informativo com até 120 caracteres com espaços; evitar o uso de abreviações.

Resumo: os resumos expandidos deverão ter de 3000 a 5000 caracteres incluindo espaços e todos os itens apontados no Quadro 1. Poderá ser submetido nos idiomas Português, Inglês ou Espanhol.

Atenção! No espaço específico do sistema de submissão disponível para a inserção dos resumos estruturados, não deverá aparecer a identificação do(s) autor(es).

Descritores: o resumo deve conter de três a cinco descritores extraídos dos Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br) ou Medical Subject Headings (MeSH) (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh).

Referências: a lista de até cinco referências deve ser apresentada, em campo próprio, separado do resumo expandido, estilo Vancouver de formatação.

Aspectos éticos: pesquisas envolvendo seres humanos deverão obrigatoriamente citar, em campo próprio, separado do resumo, o número de aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa ou Comissão de Ética para a Saúde.

Tabelas e ilustrações: não utilizar tabelas, quadros, gráficos ou figuras no resumo, pois o sistema de envio não as reconhece.

Arquivo para upload: no momento da submissão deverá ser enviado um arquivo (.PDF) via upload no sistema, com o resumo do trabalho. O arquivo deverá conter o título do trabalho, nome dos autores e instituições, texto do resumo, descritores e referências de forma contínua e de acordo com as normas já descritas, de 3000 até 5000 caracteres incluindo espaços.

Este arquivo será disponibilizado nos Anais Eletrônicos do evento.

Cada relator poderá submeter no máximo dois trabalhos.

O autor que submeteu o trabalho científico receberá um e-mail informando sobre a aprovação do trabalho.

Para apresentar o trabalho aceito, é necessário que o relator esteja inscrito no evento.

Caso o primeiro autor não possa apresentar, um dos coautores poderá fazê-lo, desde que esteja inscrito no evento.

Será priorizada a apresentação na modalidade oral e de forma síncrona.

A depender do número de trabalhos aprovados, a Comissão Científica poderá indicar a modalidade pôster eletrônico e de forma assíncrona, com esta informação divulgada com a devida antecedência.

A apresentação do trabalho científico na modalidade oral deverá ser organizada em arquivo PowerPoint, contendo a estrutura descrita na modalidade proposta (Quadro 1) e utilizando o modelo de documento (template) disponível na página do evento. Salvar arquivo como PPSX. Este deverá ser enviado via upload no sistema após a aprovação do trabalho, no período determinado pela organização do evento.

O link da sala e o horário da apresentação serão disponibilizados no site do evento.

Os trabalhos aceitos deverão ter sete minutos em apresentação oral, seguidos de três minutos para perguntas e respostas.

O relator deverá se apresentar com 15 minutos de antecedência na sala.

Os trabalhos estarão disponíveis no local da apresentação, de acordo com o arquivo enviado via upload no sistema do evento.

Na modalidade pôster eletrônico, a apresentação deverá seguir o modelo de documento (template), disponível no item publicações deste edital acima.

Os resumos expandidos serão publicados nos anais do evento.

Aos autores que desejarem submeter trabalho científico para concorrer à premiação, além da submissão do resumo através do site do evento, também deverão enviar cópia do trabalho na íntegra, contendo de 3000 a 4000 palavras (em arquivo PDF, podendo conter tabelas e/ou figuras), e acrescentando a discussão aos itens listados para o resumo expandido (Quadro 1).

Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,5.

Para a versão do trabalho na íntegra, seguir as normas Vancouver para apresentação de artigos científicos, citações e referências.

Somente concorrerão ao prêmio trabalhos apresentados no evento, na modalidade oral.

Categorias para Premiação

Trabalho com discente de graduação como primeiro autor

1º Lugar – Premiação

Ao trabalho premiado em 1º lugar, será oferecido o pagamento da taxa de submissão do artigo e aos autores a inscrição no próximo evento da Bienal.

2º Lugar – Menção Honrosa

3º Lugar – Menção Honrosa

Trabalho com enfermeiro/profissional da saúde como primeiro autor

1º Lugar – Premiação

Ao trabalho premiado em 1º lugar, será oferecido o pagamento da taxa de submissão do artigo e aos autores a inscrição no próximo evento da Bienal.

2º Lugar – Menção Honrosa

3º Lugar – Menção Honrosa

Coordenação da Comissão científica

Amelia Figueiredo – UCP

Isabel Alves – Piaget

Margarida Vieira – UCP

Neide Feijó – Piaget

Paulo Alves – UCP

Rodrigo Jensen – UNESP

Silvana Andrea Molina Lima – UNESP

Subcomissão científica de avaliação

Ana Ribas (ana.ribas@ipiaget.pt) – ESS J Piaget VNG

Armando Almeida (aalmeida@ucp.pt) – UCP

Beatriz Araújo (baraujo@ucp.pt) – UCP

Carla Pinho (caral.pinho@ipiaget.pt) – ESS J Piaget VNG

Constança Festas (cfestas@ucp.pt) – UCP

Guilherme Barbosa (g.barbosa@unesp.br) – UNESP

Isabel Rabiais (raby@ucp.pt) – UCP

Margarida Ferreira (margarida.v.ferreira@ipiaget.pt) – ESS J Piaget VNG

Maria Antonieta Carvalhaes (maria.carvalhaes@unesp.br) – UNESP

Marla Avila (marla.avila@unesp.br) – UNESP

Marli Duarte (marli.t.duarte@unesp.br) – UNESP

Milena Jamas (milena.temer@unesp.br) – UNESP

Patrícia Pontífice (patriciaps@ucp.pt) – UCP

Rubia Alencar (rubia.alencar@unesp.br) – UNESP

Silvia Bocchi (silvia.bocchi@unesp.br) – UNESP

Silvia Caldeira (scaldeira@ucp.pt) – UCP

Sílvia Fernandes (silvia.fernandes@ipiaget.pt) – ESS J Piaget VNG

Susana Regadas (susana.regadas@ipiaget.pt) – ESS J Piaget VNG

Wilza Spiri (wilza.spiri@unesp.br) – UNESP

Apoio técnico da comissão científica

Fernando de Oliveira Alcarde (fernando.alcarde@unesp.br)

Site do evento: https://bienalenfermagemunesp.com.br/